terça-feira, 18 de outubro de 2011

SISTEMA DE CRIAÇÃO DE AVES INTENSIVA

PRÁTICAS COMERCIAIS.
ProfªMARIA INÊS DOMINGUES CASTILHO

ALUNO:DENIS                                    9  ªANO


ATIVIDADE- Pesquisar sobre a criação de aves,e relate o que você já conhece sobre o assunto.

SISTEMA DE CRIAÇÃO DE AVES  INTENSIVA

O objetivo de quem cria fazer os frangos de corte ganhar peso em poucos dias.
Lavar e desinfetar o aviário

Significa lavar e desinfetar o aviário, silo sistema hidráulico e equipamentos.
Esta operação contribui para a redução das contaminações nos lotes posteriores.

Ensacar e pesar a sobra da ração
- A ração deve ser colocada sobre o estrato ou transferida para outro integrado com emissão de nota fiscal de produtor rural,
- Comunique a empresa no caso de transferências, através da ficha e/ou telefone. 

Retirar equipamentos -Retire os equipamentos de dentro do aviário ou disponibilize-os em local que não atrapalhem a lavagem do aviário,
- Os comedouros automáticos, nipples e ventiladores devem permanecer erguidos no aviário.

Queimar penas:
- Queime as penas dentro e fora do aviário, com lança-chamas.
Obs: As penas são fontes de contaminação.

Com postagem.

Nada mais nada menos do que restos mortais das aves que morrem com o passar do lote, nem todo lote é 100% excelente, alguns tem que morrer. Composteira é uma pequena casinha com pequenos cômodos, Box em que vão camadas de frangos e outra de cama.

Tipos de Ração

No começo os pintainhos não têm a bico muito grande para passar enormes grãos de ração. A ração é especial para quem cria esse tipo de sistema, é muito especial, principalmente a água que tem que ser bem geladinha e bem tratada no jeito que os animais fiquem com o bem estar, para desenvolver rapidamente. Para aves no caso pintainhos vão uma ração inicial, parece uma farinha, e nessa ração vão vários componentes, vitaminas C, cálcio, ferro, e etc.  No meio dos lotes já não são pintainhos, são quase frangos não muito grandes, mais mesmo assim não desenvolveu ainda as suas penas direito, e nesse tempo em que as aves ficou comendo ração inicial, com mais alguns dias essas ração é cortada e já entra outro tipo de ração, chama-se ração de crescimento, para eles ficar bem desenvolvidos o seu sistema disgestório e cardiovascular, perto dos 30 e 40 dias entra outro tipo de ração , ração final , essa ração final ela é bem interessante, por ela é  diferentes das outras que foram citadas acima, dá uma impressão de que as aves, duplicam de peso em questão de uma semana ou duas quando estão perto do abate. Lembrando que a ração é depositada em silos, para depois os frangos consumirem.

Características de um aviário do sistema intensivo.

Uma das principais características de um aviário ele possui enormes ventiladores, no caso exaustores que faz o resfriamento do barracão, outra característica o comprimento não tem como não notar o comprimento de um aviário é muito grande, em vista de olho nu, tem também no lado interno pratos de ração, envolvida por um cano fora a fora com uma mola dentro, conforme essa mola vai girando a ração vai sendo despejada dentro dos pratos, que é a onde as aves comem. Os bebedouros são também enormes tubulações com bicos conforme o frango bica caia água de qualidade a gosto do animal. O sistema de umidade de ar dentro é impressionante, solta uma neblina bem fresquinha, ai entra a parte dos exaustores, esses enormes ventiladores só são ligados quando o numero de aves aumentam  começa o oxigênio e a umidade do ar começa a baixar, então utiliza muito ainda esse sistema de umidificação, as cortinas laterais do lado externo do aviário são totalmente fechadas para que os exaustores possam ser ligados, ai entra a parte da umidade do ar, são mangueiras no teto com uma certa pressão a água é que quase evaporada dentro, importante também é que essa água   não é uma água qualquer ela vai produtos químicos para matar bactérias e parasitas.
Uma característica importante de tudo que já foi sita do acima é que todos os aviários possuem telas de proteção contra predadores, ou mesmo de indivíduos indesejáveis para não ficar transitando ou coisa desse tipo. Uma das características que você verá são arvores plantadas em volta para estar podendo diminuir um pouco a emissão do gás  CO2, e entre outros gases que não seja nocivos contra a vegetação que esta ao redor dos barracões.

Regulando os bebedouros

Bom com passar de novos lotes indo e vindo, os bebedouros vão ficar todos fora de altura, uns mais baixos e outros mais altos, você estará passando regulando de acordo com altura de sua ave sempre deixando mais ou menos em um ângulo de 45º graus, deixando o bebedouro de modo que ele não se esforce muito, para poder estar consumindo a água melhor e a ração adequada  destinada para aquela ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário