terça-feira, 1 de novembro de 2011
Segundo técnico: Capoeira
Segundo técnico: Capoeira: Capoiera e sua importância View more presentations from Matheus_Alexandre . ">
terça-feira, 25 de outubro de 2011
8º ANO DIA A DIA NA MINHA ESCOLA
Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevao de Figuereido
Alunos;
Guilherme Pires da Silva Pinto
Rafael Melo Gamarra
Professora Maria Ines
Serie; 8º
Contando Historia da minha
Escola Agrícola
Horta Orgânica de forma circular composta com um galinheiro e (5 cinco )círculos de canteiros com entrada e saída de pessoas.O ultimo canteiro se plantada hortaliças maiores para quebra de ventos.E as menores fica nos canteiros centrais.
o galinheiro è utilizado para criar (8 oito )galinhas e (1 um )galo devido o espaço pequeno,os quais servem para a produção de ovo,esterco,etc.
E se alimenta das verduras impróprias para o consumo.
È imtereçante a cada plantio os canteiros se faça a rotação de culturas para praticar o controle biologico de pragas ao redor do pais existem touceiras de banana e um quintal com (80 oitenta ) pés de acerola para a produção de suco e também como quebra vento.
Entrevistado Professor Adalberto responsável de pelo projeto pais
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
AFRICA DO SUL ´´NELSON MANDELA´´
ESCOLA MUNICIPAL AGRICOLA GOV ARNALDO ESTEVAO DE FIGUEIREDO
ALUNOS: LUIZ BRUNO SILVA E JOAO VICTOR
SERIE: 1 TECNICO PROFESSORA: MARIA INES
AFRICA DO SUL ´´NELSON MANDELA´´
A África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico,[3] com 2.798 quilômetros de litoral.[4][5] É uma democracia parlamentar, limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.[6]
A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país.[3] Duas dessas línguas são de origem européia: o africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do holandês que é falada pela maioria dos brancos e colorados sul-africanos, e o inglês sul-africano. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.[3]
A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra,[7] os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial.[3] Cerca de um quarto da população do país está desempregada[8] e vive com menos de US$ 1,25 por dia.[9]
A África do Sul é uma democracia constitucional, na forma de uma república parlamentar; ao contrário da maioria das repúblicas parlamentares, os cargos de chefe de Estado e chefe de governo são mesclados em um presidente dependente do parlamento. É um dos membros fundadores da União Africana e é a maior economia do continente. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas e da NEPAD, além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional, do G20, do G8+5 e é uma das nações BRICS.
Colonização e Guerra dos Boers
Pintura da chegada de Jan van Riebeeck na Baía da Mesa (por Charles Bell).
Em 1652, um século e meio após a descoberta da Rota Marítima do Cabo, a Companhia Holandesa das Índias Orientais fundou uma estação de abastecimento que mais tarde viria ser a Cidade do Cabo.[10] A Cidade do Cabo tornou-se uma colônia britânica em 1806. A colonização européia expandiu-se na década de 1820 com os Bôeres (colonos de origem Holandesa, Flamenga, Francesa e Alemã) enquanto os colonos Britânicos se assentaram no norte e no leste do país. Nesse período, conflitos surgiram entre os grupos Xhosa, Zulu e Afrikaners que competiam por território.
Mais tarde, a descoberta de minas de diamante e de ouro desencadeou um conflito do século XIX conhecido como Segunda Guerra dos Bôeres, quando os Bôeres e os Britânicos lutaram pelo controle da riqueza mineral do país. Mesmo vencendo os Bôeres, os Britânicos deram independência limitada à África do Sul em 1910, como um domínio britânico. Durante os anos de colonização Holandesa e Britânica, a segregação racial era essencialmente informal, apesar de algumas leis terem sido promulgadas para controlar o estabelecimento e a livre circulação de pessoas nativas.
Apartheid
Nas repúblicas Bôeres,[14] já a partir do Tratado de Pretória (Capítulo XXVI),[15] os subsequentes governos sul-africanos tornaram o sistema de segregação racial legalmente institucionalizado, o que mais tarde ficou conhecido como apartheid. O governo então estabeleceu três categorias de estratificação racial: brancos, colorados e negros, com direitos e restrições específicos para cada categoria.
A África do Sul abandonou a Commonwealth em 1961, na sequência de um referendo (onde, obviamente, só pôde participar a comunidade branca) que ditou a proclamação da república. Apesar da oposição dentro e fora do país, o governo manteve o regime do apartheid. No início do século XX alguns países e instituições ocidentais começaram a boicotar os negócios com o país por causa das suas políticas de opressão racial e de direitos civis. Após anos de protestos internos, ativismo e revolta de sul-africanos negros e de seus aliados, finalmente, em 1990, o governo sul-africano iniciou negociações que levaram ao desmantelamento das leis de discriminação e às eleições democráticas de 1994. O país então aderiu à Comunidade das Nações.
"For use by white persons" (em português: "Para uso de pessoas brancas") – placa da era do apartheid.
Em 1983, é adotada uma nova constituição que garante uma política de direitos limitados às minorias asiáticas, mas continua a excluir os negros do exercício dos direitos políticos e civis. A maioria negra, portanto, não tinha direito de voto nem representação parlamentar. O partido branco dominante, durante a era do apartheid, é o Partido Nacional, enquanto a principal organização política negra era o Congresso Nacional Africano (ANC), que durante quase 50 anos foi considerado ilegal.
Mais tarde, em 1990, sob a liderança do presidente F. W. de Klerk, o governo sul-africano começa a desmantelar o sistema do apartheid, libertando Nelson Mandela, líder do ANC, e aceitando legalizar esta organização, bem como outras antiapartheid.
Os passos seguintes no sentido da união nacional são dados em 1991. A abertura das negociações entre os representantes de todas as comunidades, com o objetivo de elaborar uma Constituição democrática, marca o fim de uma época perturbada na África do Sul que iniciou-se em 1948 e teve seu fim em 1990, 42 anos, época está chamada de Apartheid, que numa tradução para o português seria "segregação racial"
No dia 10 de abril de 1993, um dos principais líderes do movimento negro da África do Sul, Chris Hani, tombou vítima de dois tiros, diante da própria residência. O que seus assassinos não previram é que essa morte acabaria por acelerar o fim do apartheid.
Em 1993, o governo e a oposição negra acordam nos mecanismos que garantam a transição para um sistema político não discriminatório. É criado um comité executivo intermediário, com maioria negra, para supervisionar as primeiras eleições multipartidárias e multirraciais, e é criado, também, um organismo que fica encarregado de elaborar uma Constituição que garanta o fim do Apartheid
Pós-apartheid
Em Abril de 1994 fazem-se eleições multirraciais para o novo Parlamento. O ANC ganha as eleições e Nelson Mandela, formando um Governo de unidade nacional, torna-se o primeiro presidente sul-africano negro. Em 2004, ano em que Thabo Mbeki completou cinco anos como sucessor de Nelson Mandela, o presidente da república da África do Sul prometeu acabar com toda a violência de carácter político que ainda possa existir no país. Mbeki demitiu-se do cargo em 20 de Setembro de 2008 após pressões do seu próprio partido sob acusação de interferência no poder judicial. Dois dias depois o ANC apontou Kgalema Motlanthe para chefe-de-estado.
Em Abril de 2010 foi assassinado o líder de extrema-direita Eugène Ney Terre'Blanche, que defendia a supremacia branca no país. O acontecimento marca o aumento da violência e da tensão racial no país. Terreblanche foi encontrado morto na sua casa, no nordeste do país, com ferimentos na cabeça. O assassinato foi atribuído a dois dos seus empregados.
Clima
A África do Sul tem, em geral, um clima temperado, em parte por estar rodeada pelos oceanos Atlântico e Índico em três lados, pela sua localização climaticamente mais leve no hemisfério sul e devido à altitude média, que sobe de forma constante em direção ao norte (em direção ao equador) e mais para o interior. Devido a esta topografia variada e pela influência oceânica, o país tem uma grande variedade de zonas climáticas.
As montanhas Drakensberg, a mais alta cadeia de montanhas da África do Sul.
As zonas climáticas variam, desde o deserto do Namibe no noroeste ao clima subtropical no leste, ao longo da fronteira com Moçambique e com o Oceano Índico. Do leste, a terra sobe rapidamente sobre uma escarpa de montanha em direção ao planalto interior conhecida como Highveld. Embora a África do Sul seja classificada como semi-árida, há uma variação considerável no clima, bem como na topografia.
O extremo sudoeste têm um clima muito semelhante ao do Mediterrâneo, com invernos chuvosos e verões quentes e secos, que acolhe o famoso bioma Fynbos de pastagem e mata. Essa área também produz a maior parte do vinho na África do Sul. Esta região também é particularmente conhecida por seu vento, que sopra intermitente por quase todo o ano. A força deste vento torna o Cabo da Boa Esperança especialmente traiçoeiro para os marinheiros, causando muitos naufrágios. Mais a leste, na costa sul, a precipitação é distribuída mais uniformemente ao longo do ano, produzindo uma paisagem verde. Esta área é conhecida popularmente como a Garden Route.
A província de Estado Livre é particularmente plana devido ao fato de estar centralizada no planalto. No norte do rio Vaal, o Highveld torna-se melhor regado e não experimenta extremos de calor subtropical. Joanesburgo, no centro do Highveld, está em 1.740 metros e recebe uma precipitação anual de 760 milímetros. Os invernos nesta região são frios, embora a neve seja rara.
As altas montanhas Drakensberg, que formam a escarpa sudeste do Highveld, oferecem oportunidades limitadas de esqui no inverno. O lugar mais frio na África do Sul é Sutherland, no oeste das montanhas Roggeveld, onde as temperaturas de inverno podem alcançar -15 °C. O interior profundo tem a temperaturas mais elevadas: a temperatura de 51,7 °C foi registrada em 1948 no Cabo do Norte Kalahari perto de Upington.
Religião
De acordo com o censo nacional de 2001, os cristãos representavam 79,7% da população do país. Isso inclui Cristãos Zion (11,1%), Pentecostais (Carismáticos) (8,2%), Católicos Romanos (7,1%), Metodistas (6,8%), Holandeses Reformados (6,7%), Anglicanos (3,8%); membros de outras igrejas cristãs representavam outros 36% da população. Os Muçulmanos representam 1,5% da população, Hindus cerca de 1,3%, e Judeus 0,2%. 15,1% não tinha qualquer filiação religiosa, 2,3% tinha outra religião e 1,4% não estavam especificados.[42][43][44]
Igrejas Indígenas Africanas eram os maiores entre os grupos cristãos. Acredita-se que muitas das pessoas que alegaram ter nenhuma afiliação com qualquer religião organizada, respeitam as religiões tradicionais indígenas. Muitos povos têm práticas religiosas sincréticas, combinando influências cristãs e indígenas.
Línguas
A África do Sul tem onze línguas oficiais:[47] Africâner, Inglês, Ndebele, SeSotho do norte, SeSotho do sul, Swazi, Tswana, Tsonga, Venda, Xhosa e Zulu. Em número de línguas oficias, o país é o terceiro, apenas atrás da Bolívia e da Índia. Apesar de todas as línguas serem formalmente iguais, algumas línguas são faladas mais do que outras. De acordo com o Censo Nacional de 2001, as três línguas mais faladas em casa são o Zulu (23,8%), o Xhosa (17,6%) e o Africâner (13.3%).[22] Não obstante o fato de que o Inglês é reconhecida como a língua do comércio e da ciência, sendo falada em casa por apenas 8,2% dos sul-africanos em 2001, uma percentagem ainda menor do que em 1996 (8,6%).[22]
O país também reconhece oito outros idiomas não-oficiais: Fanagalo, Khwe, Lobedu, Nama, Ndebele do Norte, Phuthi, San e a Língua de Sinais Sul-Africana. Estas línguas não-oficiais podem ser utilizadas em determinadas utilizações oficiais em áreas limitadas, onde foi determinado que essas línguas são predominantes. No entanto, suas populações não são significadamente grandes para exigir o reconhecimento nacional.
Muitas das línguas "não oficiais" dos povos San e Khoikhoi possuem dialetos regionais que se estendem em direção ao norte da Namíbia e de Botswana, além de outros lugares. Esses povos, que são uma população fisicamente distinta de outros africanos, tem sua própria identidade cultural com base em suas sociedades de caçadores-coletores. Eles têm sido marginalizados, em grande medida, e muitas das suas línguas estão em perigo de extinção.
Muitos sul-africanos brancos também falam outras línguas europeias, tais como Português (falado também por angolanos e moçambicanos negros), Alemão e grego, embora alguns asiáticos e indianos na África do Sul falam línguas asiáticas, como o Tamil, Hindi, Guzerate, Urdu e Telugu. O Francês é ainda falada pelos franceses sul-africanos, especialmente em lugares como a Franschhoek, onde existem muitos sul-africanos de origem francesa. O Francês Sul-Africano é falado por menos de 10.000 pessoas. O Francês Congolês também é falado na África do Sul por imigrantes.
Culinária
A culinária sul-africana é fortemente baseada em carne e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai. A África do Sul também se tornou um grande produtor de vinho, possuindo algumas das melhores vinhas do mundo nos vales em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl.
Música
Existe uma grande diversidade na música da África do Sul. Muitos músicos negros que cantavam em africâner ou inglês durante o apartheid passaram a cantar em línguas africanas tradicionais, e desenvolveram um estilo único chamado kwaito. Digna de nota é Brenda Fassie, que alcançou fama graças à sua canção "Weekend Special", cantada em inglês. Músicos tradicionais famosos são os Ladysmith Black Mambazo, e o Quarteto de Cordas do Soweto executa música clássica com sabor africano. Os cantores sul-africanos brancos e mestiços tendem a evitar temas musicais tradicionais africanos, preferindo estilos mais europeus. Existe um bom mercado para música africâner, que cobre todos os géneros da música ocidental.
Esporte
O Rugby é o esporte nacional da Áfica do Sul, sua seleção venceu a Copa do Mundo de Rugby em duas ocasiões, em 1995 e 2007 sendo que a de 1995 foi sediada na África do Sul, outros esportes muito praticados são o Críquete, Futebol, Atletismo e Natação. Também sediaram a Copa do Mundo de Futebol de 2010
9 ano AVIARIO
Aluna:Berenice,Allan,Gabriel, Bruno e Igor.
Serie:9 ano A
AVIARIO
Objetivo Geral:
Conhecer a produção de aviário na escola e conhecer com detalhes a produção de aviários diversos em várias localizações para fins de aprendizagem do aluno.
Objetivo específico:
Melhorar o conhecimento através das aulas de prática comerciais, na informatização.
METODOLOGIA:
Entrevista,
visita ao aviário para foto e entrevista.
Pesquisar outros aviários,na internet,e textos complementares e revistas.
Adubos,remédios,utilização para o consumo ou venda?
Sistema intensivo ou semi confinado e o extensivo que é a galinha caipira que é solta no terreiro.
Tempo de abate.
Obs:Registrar tudo no blog da sala e da professora Maria Inês.
Recursos:
Laptop
Entrevista
Internet
Data sholl
Registro no caderno
Filmadora
Maquina fotográfica.
Globo rural.
AVALIAÇÃO
A avaliação será continuamente com o desenvolver das atividades.
ENTREVISTA com o tecnico Antonico Pereira
1)Quantas aves tem no aviario?
São 300 aves no total
2)Qual o tipo de ração que e dada para as aves ?
Para um bom crecimento e para uma boa postura.
3)Quanto e gasto com a alimentação dos animais?
Como aves são novas ainda um saco de ração custa R$42,00.
4)O que e feito com as fezes das aves?
vira adubo que vai para a horta
5)O que e feito com as galinhas?
vai para o consumo da escola.
9º Ano PROJETO BOVINO TABELA
Gastos gerais | |||||
Produtos | Quantidade | Gastos/p mês | - | ||
Vacina | - | R$ 73,60 | - | ||
Sal e Ração | 130 | - | - | ||
Remédios | 270 | - | - | ||
Média/total | - | - | R$ 473,00 | ||
terça-feira, 18 de outubro de 2011
SISTEMA DE CRIAÇÃO DE AVES INTENSIVA
PRÁTICAS COMERCIAIS.
ProfªMARIA INÊS DOMINGUES CASTILHO
ALUNO:DENIS 9 ªANO
ATIVIDADE- Pesquisar sobre a criação de aves,e relate o que você já conhece sobre o assunto.
SISTEMA DE CRIAÇÃO DE AVES INTENSIVA
O objetivo de quem cria fazer os frangos de corte ganhar peso em poucos dias.
Lavar e desinfetar o aviário
Significa lavar e desinfetar o aviário, silo sistema hidráulico e equipamentos.
Esta operação contribui para a redução das contaminações nos lotes posteriores.
Ensacar e pesar a sobra da ração
- A ração deve ser colocada sobre o estrato ou transferida para outro integrado com emissão de nota fiscal de produtor rural,
- Comunique a empresa no caso de transferências, através da ficha e/ou telefone.
Retirar equipamentos -Retire os equipamentos de dentro do aviário ou disponibilize-os em local que não atrapalhem a lavagem do aviário,
- Os comedouros automáticos, nipples e ventiladores devem permanecer erguidos no aviário.
Queimar penas:
- Queime as penas dentro e fora do aviário, com lança-chamas.
Obs: As penas são fontes de contaminação.
Com postagem.
Nada mais nada menos do que restos mortais das aves que morrem com o passar do lote, nem todo lote é 100% excelente, alguns tem que morrer. Composteira é uma pequena casinha com pequenos cômodos, Box em que vão camadas de frangos e outra de cama.
Tipos de Ração
No começo os pintainhos não têm a bico muito grande para passar enormes grãos de ração. A ração é especial para quem cria esse tipo de sistema, é muito especial, principalmente a água que tem que ser bem geladinha e bem tratada no jeito que os animais fiquem com o bem estar, para desenvolver rapidamente. Para aves no caso pintainhos vão uma ração inicial, parece uma farinha, e nessa ração vão vários componentes, vitaminas C, cálcio, ferro, e etc. No meio dos lotes já não são pintainhos, são quase frangos não muito grandes, mais mesmo assim não desenvolveu ainda as suas penas direito, e nesse tempo em que as aves ficou comendo ração inicial, com mais alguns dias essas ração é cortada e já entra outro tipo de ração, chama-se ração de crescimento, para eles ficar bem desenvolvidos o seu sistema disgestório e cardiovascular, perto dos 30 e 40 dias entra outro tipo de ração , ração final , essa ração final ela é bem interessante, por ela é diferentes das outras que foram citadas acima, dá uma impressão de que as aves, duplicam de peso em questão de uma semana ou duas quando estão perto do abate. Lembrando que a ração é depositada em silos, para depois os frangos consumirem.
Características de um aviário do sistema intensivo.
Uma das principais características de um aviário ele possui enormes ventiladores, no caso exaustores que faz o resfriamento do barracão, outra característica o comprimento não tem como não notar o comprimento de um aviário é muito grande, em vista de olho nu, tem também no lado interno pratos de ração, envolvida por um cano fora a fora com uma mola dentro, conforme essa mola vai girando a ração vai sendo despejada dentro dos pratos, que é a onde as aves comem. Os bebedouros são também enormes tubulações com bicos conforme o frango bica caia água de qualidade a gosto do animal. O sistema de umidade de ar dentro é impressionante, solta uma neblina bem fresquinha, ai entra a parte dos exaustores, esses enormes ventiladores só são ligados quando o numero de aves aumentam começa o oxigênio e a umidade do ar começa a baixar, então utiliza muito ainda esse sistema de umidificação, as cortinas laterais do lado externo do aviário são totalmente fechadas para que os exaustores possam ser ligados, ai entra a parte da umidade do ar, são mangueiras no teto com uma certa pressão a água é que quase evaporada dentro, importante também é que essa água não é uma água qualquer ela vai produtos químicos para matar bactérias e parasitas.
Uma característica importante de tudo que já foi sita do acima é que todos os aviários possuem telas de proteção contra predadores, ou mesmo de indivíduos indesejáveis para não ficar transitando ou coisa desse tipo. Uma das características que você verá são arvores plantadas em volta para estar podendo diminuir um pouco a emissão do gás CO2, e entre outros gases que não seja nocivos contra a vegetação que esta ao redor dos barracões.
Regulando os bebedouros
Bom com passar de novos lotes indo e vindo, os bebedouros vão ficar todos fora de altura, uns mais baixos e outros mais altos, você estará passando regulando de acordo com altura de sua ave sempre deixando mais ou menos em um ângulo de 45º graus, deixando o bebedouro de modo que ele não se esforce muito, para poder estar consumindo a água melhor e a ração adequada destinada para aquela ave.
9º ano Suinocultura
Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Aluno: Josias Denis.
Aluno: Wender de Jesus.
Aluna: Emanuele Garcia.
Aluna: Franchesca Lima.
Professora: Maria Inês
Matéria: Práticas Comerciais.
Projeto
Suinocultura
Suinocultura
Objetivo:
Os objetivos apontados no trabalho, e de sempre estar aprendendo algo novo, sempre envolvendo, perguntas, pesquisas, entrevistas e consultas tecnológicas, de estar sendo guiado pelo professor(a).
Objetivo Geral:
O objetivo geral é ter o conhecimento relacionado ao determinado assunto relativo ao campo, e desenvolvendo novos conhecimentos.
Número de Baias | Número de Suínos | Quantidade de Ração consumida |
1 | 3 | ½ |
2 | 1 | 2 |
3 | 1 | 2 |
4 | 3 | 3 |
5 | 6 | 1 |
6 | 5 | 4 e ½ |
7 | 2 | 2 |
8 | 13 | ½ |
9 | 14 | 3 e ½ |
10 | 13 | 4 |
11 | 12 | 5 |
12 | 8 | 3 e ½ |
13 | 15 | 3 |
Na tabela acima mostra o número de baias, de suínos e a quantidade de ração consumida diariamente.
Assinar:
Postagens (Atom)