quarta-feira, 1 de junho de 2011

ATIVIDADE PARA O 2º ANO


Escola Municipal Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Professora :Maria Inês Domingues Castilho.
Aula de História.
Trabalhar com a turma do 2  º ano.

Plano de aula
Tema :A diversidade cultural no Brasil,revendo preconceitos e construindo relações de tolerância .

Objetivo Geral:
  • Provocar reflexões sobre o real papel do pais na conscientização do preconceito racial.

Objetivo especifico:
  • Compreender na história a evolução do homem ,e suas várias formas de demonstrar preconceito em relação a cor da pele e as mudanças ocorridas através dos tempos.
  • Reconhecer as consequências causadas ao povo brasileiro devido a miscigenação racial existente.
    O que o aluno poderá aprender com esta aula.

  • Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual.
  • Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira.
Duração da atividades:
5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
A descoberta da Africa.
África ;muitas memórias ,várias histórias
Africa e o Brasil
Raízes brasileiras na identidade brasileira.
Obs: Iniciar a atividade com alunos a partir da projeção do vídeo promovendo o respeito e a tolerância entre todas as étnicas co m a música do GABRIEL PENSADOR -RACISMO E BURRICE.
Http://www.youtube.com /watchv=em6al58w990feature=frsr
trabalhando o tema o professor leva o aluno a discussão “existe descriminação entre racismo ,preconceito e descriminação.

ATIVIDADES: DIVIDIR OS ALUNOS EM GRUPOS .
1- grupo : Trabalhar textos jornalísticos-relatando resultado de pesquisa através gráficos comparativos diminuiu ou aumentou a manifestações de pessoas preconceituosos no Brasil..
2- grupo : Fazer em revistas e jornais e na internet e entrevistas sobre as eleições do presidente norte americano Barack Obama, e refletir sobre o tema : na sua opinião, ,a eleição de Barack Obama
pode significar o fim do preconceito racial naquele país?
3 - grupo: Analisando uma letra de música. Haiti de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Faça frases chamando atenção de palavras e expressões que designam o indivíduos marginalizados na sociedade brasileira.
4- grupo: Criar um enredo de escola de samba, baseado no tema barões de café, trabalho escravo e urbanização para apresentar para a sala.
5- grupo: Façam uma pesquisa sobre as origens de suas famílias. Essa pesquisa pode ser significativa aos alunos perecerem que brasileiros, na verdade, é fruto de uma mistura étnica de indígenas, europeus, africanos e asiáticos. Finalize a atividade pedindo que escrevam uma frase sobre a necessidade de valorização dessa diversidade étnica e cultural.
6-grupo: Pesquisar fato de grupos étnicos, que aparece nos livros didáticos onde no passado era estudado nas instituições para analise e comparação.
7-grupo: Pesquise em artigos e jornais, revistas atualizadas, sobre a justiça que é imparcial na distribuição de penas ou que continua a haver discriminação conforme a cor ou as condições sociais e econômicas dos réus!


Avaliação:
a avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor .Dessa forma ,aolongo das propostas apresentadas,o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas .














Nenhum comentário:

Postar um comentário